quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Memes 03 - Experiência


(jīng)(yàn)
Memes 03 – “Experiência”






















Não encontro trabalho porque não tenho experiência, não tenho experiência porque não encontro trabalho.


Mais um meme pra gente. Esse é moleza, veja aí...

Vocabulário

Encontrar
zhǎodào
找到
Trabalho
gōngzuò
工作
Porque
yīnwèi
因為
Experiência
jīngyàn
經驗



Gramática

Vamos por pedaços...

1) 找到 à 找不到

Já vimos na lição Memes 02 – Encontrar. É exatamente o mesmo caso. Lembre-se que a negação se põe antes do complemento, não antes do verbo principal:

A:        wǒ zhǎobudào gōngzuò               wǒ bù zhǎodào gōngzuò
            ()找不到工作.                               ()不找到工作.
            (eu) não encontro trabalho


3) 因為

Como também vimos na lição Memes 01 – Namorada, yīnwèi serve para responder perguntas feitas com wèishénme:

yīnwèi + dúvida à wèishénme + explicação

A:        wèishénme zhǎobudào gōngzuò?
            為甚麼找不到工作?
            Por que (você) não encontra trabalho?

B:        yīnwèi wǒ méiyǒu jīngyàn
            因為我沒有經驗.
            Porque eu não tenho experiência.


4) 經驗

A palavra jīngyàn em si significa experiência, e como dizemos “experiente”? Vários adjetivos em chinês se fazem juntando o verbo yǒu (ter) com um substantivo:

 yǒu + substantivo + de  + substantivo

A:        tā shì hěn yǒu jīngyàn de jiàoshòu
            她是很有經驗的教授.
            Ela é uma professora muito experiente (ter experiência).

B:        tā shì hěn yǒumíng de gēshǒu.
            他是很有名的歌手.
            Ele é um cantor muito famoso (ter fama, nome).

C:        wǒ yǒu yí gè hěn yǒuqù de tóngnián
            我有一個很有趣的童年.

            Eu tive uma infância muito interessante (ter interesse).


E é só isso... até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário