terça-feira, 5 de janeiro de 2016

02 - Frases básicas 2

()(běn)()(zi)

















Frases básicas - 2

Nesta lição vamos aprender algumas frases básicas, por meio de “mini” conversações. Ao fim desta lição você conseguirá pelo menos dizer ‘oi’, ‘tchau’ e ‘desculpa’.


Frases afirmativas

Muito semelhantemente ao português, a estrutura básica de uma frase afirmativa é sujeito + verbo + objeto direto.

A:        wǒ hē kāfēi
我喝咖啡.
Eu bebo café.

B:        nǐ chī miànbāo
妳吃麵包.
            Você come pão.


Frases negativas

Também se faz com a mesma estrutura do português: sujeito + negação + verbo + objeto. A negação se faz geralmente com bu.

A:        hē kāfēi
我不喝咖啡.
Eu não bebo café.

B:        chī miànbāo
妳不吃麵包.
            Você não come pão.

Bu se pronuncia no 4º tom (bù) quando seguidos de 1º, 2º e 3º tons e 2º tom quando seguido pelo 4º tom:

C:        huì shuō yīngyǔ.
我不會說英語.
Eu não sei falar inglês (literalmente: eu não consigo falar inglês).

A exceção à regra é o verbo yǒu (ter, haver) que sempre faz sua negativa com méi. Yǒu é opcional porque méi sozinho já significa ‘não ter’.

A:        wǒ méi(yǒu) qián.
我沒(有)錢.
Eu não tenho dinheiro.


Frases interrogativas

A forma mais fácil de fazer perguntas interrogativas em chinês é acrescentando ma ao fim de uma afirmativa.


A:        nǐ huì shuō yīngyǔ.            à        nǐ huì shuō yīngyǔ ma?
你會說英語.                                   你會說英語嗎?
Você sabe falar inglês.                  Você sabe falar inglês?

A:        wǒ hē jiǔ                               à        nǐ hē jiǔ ma?
我喝酒.                                          你喝酒嗎?
Eu bebo (álcool).                            Você bebe (álcool)?

Há outras formas que veremos depois.


Respondendo perguntas

Responder com sim e não é fácil, certo? Mais ou menos. O chinês é parecido com o português falado na rua nesse aspecto, mas não com o português certinho. Observe as conversas abaixo:

A: Você trabalha amanhã?
B: Trabalho.

A: Você gosta de chocolate?
B: Gosto.

Bem, é assim que a gente geralmente fala. Em chinês é assim – não há uma palavra específica para ‘sim’. Basta responder com o próprio verbo.


A:        nǐ huì shuō yīngyǔ ma?
你會說英語嗎?
Você sabe falar inglês?
B:        huì / bú huì
/ 不會
Sei / não sei.

A:        nǐ hē píjiǔ ma?
你喝啤酒嗎?
Você bebe cerveja?
B:        hē / bù hē
/ 不喝
            Bebo / não bebo.

A:        nǐ yǒu háizi ma?
你有孩子嗎?
Você tem filhos?
B:        yǒu / méi yǒu
/ 沒有
            Tenho / não tenho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário