sábado, 5 de março de 2016

Frase do dia 22


每天學習-22

Frase do dia – 05/03/2016


A:        wǒ yǐqián yìzhí dài yǎnjìng.
            我以前一直戴眼鏡.
Eu usava óculos.


詞彙 (cíhuì – vocabulário)

1
Antes
yǐqián
以前

Continuamente
yìzhí
一直

Óculos
yǎnjìng
眼睛

A frase de hoje expande

1)    É bem comum adicionar yǐqián entre um sujeito e um verbo, para demonstrar que se trata de uma ação no passado. Literalmente significa ‘antes’...
2)    Um outro aspecto que ajuda a demonstrar uma ação passada, mas contínua, é usando yìzhí que significa ‘direto’, ‘continuamente’.

Até a próxima!




3 comentários:

  1. 谢谢你!Obrigado por manter o blog online, estou a estudar mandarim já faz dois meses e a descoberta desse sítio ajuda-me muito a continuar a estudar essa língua extraordinária que é o mandarim (chinês). Parabéns pela organização visual e estrutural do blog, estou a navegar bastante na secção A1 do blogue, pois almejo estudar para o exame do HSk nível 1. 再见。

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa legal! obrigado pelo elogio! Até tinha parado de atualizar o blog porque aparentemente ninguém lia kkkk... enfim, assim me estimulo a voltar a escrever por aqui... abraço e bom estudo!

      Excluir
  2. Está de parabéns!!!

    O seu blog é incrível 😃

    ResponderExcluir